Alimentação lúdica

Saiba a importância de ensinar às crianças sobre refeições saudáveis

Texto: Isabelle Hoffmann

Ter uma alimentação saudável ajuda a prevenir a obesidade e diversas doenças, como diabetes e a hipertensão. E quando o assunto é o cardápio das crianças, o cuidado com o que será consumido deve ser redobrado. Uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual de New Jersey (EUA) mostra que as crianças que fazem refeições em família se alimentam melhor e tem o IMC mais saudável, já que, desta forma, é possível conhecer os hábitos alimentares dos pequenos e melhorá-los para que não sejam adolescentes obesos ou com dificuldade em ter uma vida saudável.

Crédito: Vianutre

De onde vem?

Segundo a nutricionista infantil Danielle Fontes de Almeida, a evolução da indústria alimentícia e o consequente aumento nas compras de produtos processados no lugar dos in natura contribui para a desinformação sobre esses alimentos. “Normalmente a escolha é feita  por serem saborosos e mais práticos para a vida agitada que presenciamos atualmente. Situação que já acontece com os pais e que passa para os filhos e a falta de conhecimento sobre o que estão realmente comendo atrapalha na escolha de uma alimentação mais saudável”, acrescenta a profissional. A dica para saber como escolher é a de conhecer o que são os alimentos para um cardápio saudável. “As crianças devem aprender desde cedo, pois isso gera uma educação nutricional eficiente que poderá trazer mais compreensão no futuro”, explica Danielle.

Papel dos pais

Quando a criança começa a ingerir outros alimentos além do leite materno, os pais devem incentivar seus filhos a se alimentarem corretamente, incluindo em sua dieta alimentos saudáveis. “O ideal é sempre explicar a importância de uma alimentação colorida, equilibrada e o mais natural possível. Outro ponto que é fundamental, principalmente para crianças maiores, é que os pais tenham o hábito de comer alimentos saudáveis e evitem os ultraprocessados para que a criança crie esse hábito desde pequena”, diz Debora Marques, nutricionista funcional especialista em saúde materno-infantil.

De acordo com a professora de nutrição, Flávia da Silva Santos, os pais devem ensinar isso criando o hábito de oferecer diariamente às crianças o consumo de frutas e legumes, a partir dos 6 meses de idade e manter este estímulo após o primeiro ano de vida. “Além disso, estudos mostram que para definirmos que uma criança não gosta de determinado alimento, ela precisa ter experimentado-o em torno de 8 a 10 vezes em momentos distintos”, completa a profissional.

Mãos na massa!

Mas se mesmo com todo o exemplo dado dentro de casa a criança não quiser comer certos tipos de alimentos, uma alternativa é envolvê-las na preparação da refeição. De acordo com estudos realizados, essa é uma das melhores formas de fazer com que as crianças consumam mais alimentos e sem fazer cara feia. “Crianças que ajudam na preparação da comida podem se tornar ‘comedores mais aventureiros’, ou seja, mais dispostos a experimentar um determinado alimento, além de aumentar a conscientização “, explica a nutricionista Vanessa Gama.

Por isso, convidar os pequenos para a cozinha e preparar os alimentos juntos é uma ótima opção. “Vale a pena, antes disso, chamar a criança para ajudar na lista de compras e sugerir sempre alimentos saudáveis, levá-la à feira, supermercados e nesse momento já explicar quais alimentos são mais importantes e quais devem ser evitados”, acrescenta Debora.

Paladar doce

A alimentação da criança até os 2 anos de vida não deve conter açúcar refinado e doces em geral para não estimular e viciar o paladar. “As frutas e sucos devem ser oferecidos sem adição de açúcar para que a criança possa sentir o sabor natural do alimento. Para crianças maiores que já experimentaram o doce e o paladar já foi estimulado, pode-se optar por açúcares menos refinados e mais nutritivos, como o mascavo, demerara ou melado e tâmaras em algumas preparações, reduzindo aos poucos a adição de açúcar”, diz Debora. É interessante evitar produtos ultraprocessados e ricos em açúcar como sucos de caixinha, biscoitos recheados, refrigerantes, balas, chocolates ao leite e branco. Prefira usar alimentos de paladar amargo que ajudam a dessensibilizar o paladar doce como, por exemplo, o chocolate 70% ou mais de cacau. “Os brasileiros são muito privilegiados, pois têm uma diversidade imensa de frutas de sabores adocicados que podem colaborar com as mamães a criarem crianças com hábitos saudáveis. Além disso, temos alguns legumes que também têm um leve sabor adocicado como beterraba e cenoura”. Vivian Talarico, nutricionista.

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