Canais do Youtube ajudam brasileiros a entender de economia e finanças pessoais

 A plataforma já conta com mais de centenas de usuários que se dedicam exclusivamente a criar conteúdo para quem quer aprender a administrar seu próprio dinheiro

save-money
Foto: Reprodução/Divulgação

Foi-se o tempo em que os brasileiros que queriam aprender mais sobre investimentos e organização financeira precisam recorrer a ajuda de bancos ou de grandes administradoras. Isso porque desde que a plataforma de vídeos YouTube surgiu, é possível encontrar uma infinidade de canais com temas especializados em todo tipo de assunto, inclusive em finanças pessoais. É claro que a ajuda especializada ainda é extrema importância, mas, de uma vez por todas, quem quer começar a compreender mais sobre como administrar seu dinheiro pode dar o pontapé inicial na internet.

Um dos maiores canais sobre economia do Brasil é o “Me Poupe”, fundado pela jornalista Nathália Arcuri. A paulistana e apresentadora do canal trabalhava na emissora Rede Record quando teve a ideia de fazer uma pauta para o programa “Hoje em Dia”, apresentando um patamar geral sobre finanças pessoais, já que desde pequena aprendeu a guardar dinheiro e investe desde os seus 18 anos. Por incrível que pareça, a ideia não foi bem recebida pelos editores do “Hoje em Dia”, mas foi naquele ‘não’ que Nathália viu sua oportunidade: começar um blog sobre o tema sugerido e não aprovado.

Começar os vídeos para o YouTube foi natural, já que a plataforma de textos se torna limitante, principalmente para quem quer falar – e falando de um jeito bem simples e direito – sobre dinheiro. O blog e o canal cresceram cada vez mais, e hoje em dia, Nathália conta com mais de um milhão de inscritos, sendo o maior canal de finanças pessoais do mundo. A jornalista largou as redações da Rede Record, começou a investir pesado em sua paixão, que é ensinar os brasileiros comuns a cuidar do próprio dinheiro, e atualmente trabalha exclusivamente gerando conteúdo para seu site e gravando vídeos para o YouTube.

Youtube e finanças?

Além de Nathália, outros usuários do YouTube também possuem canais exclusivos sobre finanças. De acordo com dados levantados pela própria plataforma, existem mais de 100 canais registrados que monetizam conteúdo sobre educação financeira. Isso significa que, em 2018, mais de 100 pessoas ganham dinheiro falando sobre administrar dinheiro. Confirme afirma o sociólogo e economista João Rodolfo Melo, isso sinaliza que o brasileiro começou a se interessar mais sobre cuidar de suas próprias reservas: “Falar sobre economia no Brasil é muito difícil, primeiro porque toda a imprensa especializada se dedica a escrever matérias que quem é leigo não consegue compreender de forma alguma, e isso faz com que o assunto caia no falso estigma de que é chato. O que esses youtubers têm feito é deixar um assunto complicado, que pode até ser desinteressante, divertido, fácil de entender e ainda com exemplos que podem ser aplicados em sua própria realidade”.

Outro ponto interessante dos canais do YouTube sobre finanças pessoais é que, além de ajudar pessoas que querem investir seu próprio dinheiro, eles também abordam um conteúdo específico pra quem precisa reorganizar dívidas e está no “vermelho”. De acordo com a própria Nathália Arcuri, a missão do seu trabalho é ajudar a “desfuder o Brasil” e ensinar que não é preciso muito para conseguir ter uma tranquilidade financeira: “Nada me motiva mais do que os relatos de leitores que passaram a ver a vida e o dinheiro de uma nova maneira e hoje se sentem mais independentes com a ajuda do Me Poupe. O especialista João Rodolfo Melo concorda: “Aqui no Brasil existe a cultura do cartão de crédito, que não é nem de longe aceita por pessoas de alguns países desenvolvidos, como os Estados Unidos ou a França. O brasileiro perdeu o controle sobre sua realidade financeira e isso traz grandes problemas para seu próprio patrimônio. O trabalho da Nathália Arcuri é justamente dar aquele ‘puxão de orelha’, sem meias palavras, que faz quem a assiste compreender a verdadeira situação financeira e aprender que dá sim pra viver tranquilamente, sem se preocupar com dinheiro, se você souber administrá-lo”.

NATH-MEPOUPE_conarec
A paulista Nathália Arcuri ensinando que não é preciso de dinheiro para ser rico e sim inteligência financeira. / Foto: Reprodução/ Facebook Me Poupe

Se você também se empolgou para saber mais sobre esses canais que andam ajudando a economia brasileira, aqui está alguns youtubers que falam apenas sobre finanças pessoais:

1-) Me Poupe

O canal mais rico do Brasil, com a própria Nathália Arcuri define, tem um milhão e oitocentos mil inscritos. Em seu conteúdo, a jornalista explica como funcionam vários tipos produtos financeiros, como cartões de crédito e contas online e, além disso, no Me Poupe também é possível encontrar dicas de como economizar em várias situações do dia a dia, que vão desde comprar roupas até fazer um casamento barato.

2-) EconoMirna

Assim como o Me Poupe, o EconoMirna também fala sobre finanças pessoais, mas é voltado para inspirações pessoais, já que Mirna Borges é coaching e faz vídeos motivacionais. Mirna também compartilha um pouco de sua rotina e suas experiências pessoais – assim como erros e acertos – na hora de investir.

3-) O Primo Rico

Com quase 800 mil inscritos, o youtuber Thiago Nigro fala sobre vários tipos de investimentos e também sobre planos de carreira, como planos de aposentadoria e rendas fixas. No canal O Primo Rico, também é possível entender mais sobre novas fontes de renda, como ações e dividendos.

4) Gustavo Cerbasi

Gustavo é praticamente o guru das finanças pessoais e dispensa grandes apresentações. Ele foi o primeiro brasileiro a se tornar um consultor financeiro “famoso”, pois lançou o livro Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, que inspirou o filme “Até que a Sorte Nos Separe”, com Danielle Winits no elenco. Em seu canal, Gustavo apresenta dicas e como sacar FGTS inativo, como ficar rico sem empreender e também responde muitas outras dúvidas de seus leitores.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: